Quem somos

Sou Renata, mãe da Dandara de 10 anos, do Theo de 7 anos, e do Pablo, de 4 anos. Depois de uma cesárea desnecessária, tive meus dois meninos em casa em dois partos naturais transformadores e que me fizeram uma ativista pelo parto humanizado.
Sou agrônoma agroecológica,feminista, educadora popular, aromaterapeuta e doula. 


O Espaço Mamífera nasceu em 2011 com a vontade de divulgar sobre a minha rotina com meus filhos, o uso das fraldas de pano, dos slings e a vivência, possibilidades e dificuldades na procura e no sonho realizado de ter dois partos naturais domiciliares. O Espaço Mamífera já foi um lugar físico em Santa Teresa, onde abrigava reuniões de grupos de apoio ao parto e nascimento, Dança materna, rodas de conversas sobre fralda de pano, cursos sobre amamentação, oficinas de empoderamento feminino e tantos outros temas que em 2011 estavam ainda um pouco dispersos no Rio de Janeiro. Logo depois, já grávida do meu terceiro filho, ficamos só com a loja virtual e a Fraldada Carioca, evento mensal que acontecia a partir da junção de diversas mães amigas que usavam e comercializavam fraldas de pano. Era uma grande roda sobre maternidade ativa! Também fazia visitas nas casas das mulheres com a Mochila Mamífera, que significava a oportunidade de mostrar e vender os produtos e também de conversar sobre o pós-parto, de poder mostrar a importância do uso do sling para a relação mãe-bebê e falar sobre a maternidade real, nua e crua.
Depois o movimento agroecológico me puxou novamente para o foco e o Espaço Mamífera ficou adormecido durante quase três anos. Restringia-me a dialogar sobre parto com amigas e vender fraldas de pano por indicação. Já eram três crias pequeninas e muita demanda entre ong, filhos e casa.


Voltei! O ano de 2017 tem significado pra mim um renascimento! Com muita alegria e amor eu volto!


O pouquinho mais de mim é que fiz mestrado em Solos e agroecologia, especialização em Desenvolvimento Sustentável e minha caminhada se deu ao lado dos movimentos sociais de luta pela produção de alimentos justa e sem agrotóxicos, pelo acesso à terra e a agricultura urbana e suas possibilidades de direito às cidades. Como doula, fiz a formação do GAMA, um ano de formação em Parto e Nascimento com a equipe Parto Ecológico. E recentemente fiz o curso avançado de doulas com o Coletivo Gesta. Também tenho mania de catar ervas no mato!

Atuo como agrônoma, doula e aromaterapeuta, e acredito na interlocução entre essas três ocupações. O Espaço Mamífera então faz essa ligação entre a Maternidade Consciente, a Agroecologia e a fabricação artesanal de Produtos Ecológicos.

Fabrico Chás Mistos e outras combinações dos presentes que a mãe Terra nos oferece através das plantas medicinais e aromáticas. Faço sinergias, sabões, óleos e produtos que facilitam o cuidado natural e a saúde integral. As ervas utilizadas são plantadas por mim e ou adquiridas em áreas rurais e urbanas de procedência conhecida, onde tenho estabelecido uma relação de reciprocidade com mulheres agricultoras amigas a partir da troca de conhecimento e da geração de renda com base na economia solidária. Revendo Fraldas de Pano Modernas e acessórios, Slings e óleos essenciais.


Adoro papear sobre maternidade consciente e ativa, sobre ciclos femininos. parto, pós-parto, amamentação, agroecologia, alimentação saudável, agricultura urbana e aprender com tantas mulheres que tenho o privilégio de conhecer.
Gratidão pela oportunidade de convivência.

Pague com
  • PagSeguro
  • Depósito Bancário
Selos
  • Site Seguro

Espaço Mamífera - CNPJ: 14.207.543/0001-99 © Todos os direitos reservados. 2017